Últimas

Search Suggest

Sobre a empresa brasileira Garden Química, e o percurso da sua visionária fundadora Berenice Freire




  • A empresa 

"Com escritório comercial e fábrica na região de Guarulhos, Grande São Paulo, a Garden Química opera também nos segmentos de cuidados do lar e químicos industriais. A companhia dispõe de armazenagem verticalizada, logística integrada, frota própria e laboratórios para análises microbiológicas. Mas tudo começou em uma sala de apenas 12m2, quando Berenice Freire decidiu usar a experiência adquirida na área de vendas de produtos químicos para investir em um projeto de representação comercial, com perspectiva de se tornar uma fabricante de matérias-primas em longo prazo."

(...) "A partir da crescente demanda dos clientes, Freire investiu no aluguel de um galpão de 700 m2 e na compra de um reator. O primeiro faturamento anual da empresa foi de R$ 35 mil. Em 2016, a perspectiva é alcançar R$ 46 milhões.

Atualmente, Garden Química produz mais de 100 ingredientes e afirma estar entre as cinco principais fabricantes de quaternários de amônio do Brasil. A empresa está presente em todo o território nacional e planeja expandir as operações para a América Latina. "

(...) "No portfólio de clientes na área de cosméticos, estão empresas como Avon, Croda, Davene, Inoar e Phisalia."

Fonte: Brazil Beauty News


  • O percurso e a visão da fundadora

Berenice Freire é a fundadora 
e presidente da Garden Química

"No padrão familiar da época, a mulher vivia para ser dona de casa e cuidar dos filhos, não podia ter uma carreira profissional. Meu pai, caminhoneiro, era assim, muito conservador, não admitiria uma coisa dessas."

(...)"Meu primeiro emprego foi, ironicamente, em uma empresa química voltada para cosméticos que um amigo do meu pai gerenciava"

Um ano depois de ser contratada fui convidada por outra indústria química para uma vaga de vendedora. Iniciei nessa empresa em 1987 como auxiliar de vendas e em dois meses fui promovida para o cargo de vendedora interna. Após doze meses apenas me tornei vendedora externa e, em três anos, assumi a função de supervisora. Meu último cargo foi como coordenadora nacional de vendas.

Foi lá que aconteceu minha ascensão profissional ao longo dos 15 anos em que fui funcionária. A empresa me incentivou a iniciar meu primeiro curso universitário em química industrial. Fui a primeira da minha família a ter um diploma.

Eu, aos 28 anos, estudava aos sábados porque tinha dificuldade com exatas, mas, mesmo atrasada por conta do trabalho, não faltava às aulas durante a semana."

(...) "Foram quatro anos sem vida social, mas tenho muito orgulho quando penso no que vivi.

Ao concluir o curso universitário, decidi montar a minha empresa de representação comercial, a Garden Química, em 2003, e, finalmente, me tornei uma executiva de sucesso. Atualmente, comando uma equipe de mais de 80 colaboradores ao lado de meu sócio e marido, Waldir Freire."